Essa é uma frase que me irrita profundamente. Vira e mexe eu a ouço, sobretudo pronunciada por mulheres. "A sociedade cobra que a mulher, hoje em dia, desempenhe vários papéis..." "A sociedade cobra que tenhamos filhos." Evidente que vivemos em sociedade e todos nós temos de dar nossa contribuição. O cidadão trabalha pra ganhar seu sustento, paga contas e impostos e tudo o mais que já sabemos muito bem. E ponto final. O que a sociedade tem de dar palpite na vida particular dos indivíduos? Eu não permito isso, de absolutamente ninguém. Que direito alguém acha que tem de dizer se devo ou não me casar, se devo ou não ter filhos, se devo ou não ser hétero ou homo? Ou seja lá que droga for? A sociedade não paga minhas contas, não enxuga minhas lágrimas, não me dá um tapinha de incentivo nas costas.
Não é possível que gente adulta ainda seja tão carente a ponto de precisar da aprovação de um porrilhão de pessoas pra se sentir bem. Por isso tateia às cegas, fazendo muitas coisas que não queria e deixando de lado outro tanto que adoraria fazer. Essas pessoas levam em consideração as opiniões e os desejos de pais, amigos, vizinhos e até de gente estranha, em detrimento da própria vontade. Altruísmo? De jeito nenhum. Fraqueza, falta de reflexão. Isso é falsa bondade, é hipocrisia. Se vc quer contribuir para o bem-estar de alguém, comece a proporcionar bem-estar a você mesmo; estando feliz vc não irá jogar nas costas dos outros todo o peso de sua cobrança. Sim, amigo, porque a cobrança sempre vem. Todo o mundo faz algo por algo. Veja o caso dos pais. Todos, cem por cento deles, dizem que querem que seus filhos sejam felizes. Agora, pergunte a eles: "E se seu filho só puder ser feliz sendo homossexual?" "Vire essa boca pra lá!", a grande maioria irá bradar. Ué! Mas não era pro pequerrucho ser feliz? "Claro. Contanto que..."
Por isso é que eu faço e ando pra o que pensam de mim, e sobretudo pra o que se espera de mim. Trabalho honestamente, pago meus impostos (muitos deles sob protesto, mas pago), contribuo o mais que posso para o meio ambiente. Agora, aquele que se achar no direito de me fazer perguntas de foro íntimo, de se intrometer naquilo que só diz respeito a mim, correrá o sério risco de ser colocado em seu devido lugar. Um curto e sonoro "Vá cuidar da sua vida", no mínimo.
"A sociedade cobra" de quem não tem coragem de não admitir essa cobrança. Seus amigos não entendem sua postura? Pois está na hora de você trocar de amigos.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)